• ouvidoria@cimnoroeste.es.gov.br
  • 27 99945-6991

Institucional SAMU

Institucional SAMU

NOSSA HISTÓRIA

O SAMU192 foi criado em maio de 2021, inicialmente formado por 14 municípios da região Noroeste do Estado do Espírito Santo, como uma ação de esforço conjunto para gerenciar o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – SAMU192.
O início das atividades de atendimento do SAMU Região Noroeste se deu em 02 agosto de 2021, com a instalação das bases descentralizadas nos 14 municípios que estão sob a responsabilidade da direção do CIM Noroeste, sediada em Aguia Branca. Atualmente o CIM NOROESTE é composto de 16 municípios e oferece um serviço de excelência a uma população que ultrapassa 353.786 mil pessoas.
Procuramos ainda, valorizar nossa equipe de Empregados Públicos por meio de uma gestão mais participativa e práticas de desenvolvimento que estimulem o potencial humano.

NOSSO SERVIÇO

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – SAMU 192 funciona por meio de uma gestão unificada entre Ministério da Saúde e os governos estaduais, municipais e respectivos conselhos e secretarias de saúde. Especializado no atendimento pré-hospitalar móvel atende, de forma gratuita, aos casos de urgência e emergência 24 horas por dia com equipes de profissionais de saúde altamente capacitados. Faz parte da Política Nacional de Urgência e Emergência com o objetivo de melhorar o atendimento à população em situações de dano grave à saúde, seja de natureza clínica, traumática, obstétrica, pediátrica, psiquiátrica, entre outras.
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – SAMU realiza atendimentos usando a telemedicina através da central de regulação médica de urgências, composta por profissionais capacitados e médicos reguladores treinados para orientar quanto a procedimentos de primeiros socorros por telefone entre outras orientações médicas. São esses profissionais que definem o tipo de atendimento, e, se necessário, o envio de ambulâncias e equipe adequada para o atendimento de cada caso Unidade de Suporte Avançado – USA ou Unidade de Suporte Básico – USB.

O SAMU atua em diversos lugares: residências, locais de trabalho e vias públicas, e conta com equipes de saúde que reúnem médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e condutores socorristas, além de equipe de apoio administrativo.

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – SAMU tem como finalidade ofertar aos usuários atendimento pré-hospitalar, garantindo qualidade e agilidade nos atendimentos de urgência e emergência, prevenindo agravos e preservando a vida e a integridade dos pacientes atendidos. tem como filosofias a universalidade, a integralidade, a descentralização e a humanização, diretrizes que norteiam a atuação do SUS a que todo e qualquer cidadão tem direito.

NOSSO COMPROMISSO COM O USUÁRIO

O SAMU192 CIM NOROESTE – ES se compromete com a leitura ordenada das necessidades sociais em saúde e sob o imperativo das necessidades humanas nas urgências. O diagnóstico destas necessidades é feito a partir da observação, da avaliação e da discussão dos diversos territórios sociais com seus diferentes grupos humanos e atores sociais envolvidos na promoção, prevenção, atenção e recuperação aos agravos à saúde, como conselhos de saúde, gestores de saúde, trabalhadores da saúde, prestadores de serviços, usuários, conselhos de classe e outros.
Ademais, é imperioso ressaltar a necessidade de se assegurar a cordialidade, eficiência, respeito e ética com nossos usuários, fornecendo orientações e informações claras para atendimento de suas necessidades e objetivos. Apresentar-se sempre disponível e de forma motivada ao atende- los.

No atendimento pré-hospitalar de urgência, a equipe deve zelar pela proteção da vítima, considerando que o profissional deve ter competência não somente técnica, mas também humana, apresentando sensibilidade para tomar decisões de forma ética e alinhada com a Regulação Médica, a fim de manter a integridade da pessoa, buscando quais as melhores e mais disponíveis soluções que se têm, diante das reais circunstâncias que a vítima se encontra.
Assim, o SAMU192 CIM NOROESTE – ES visa superar as expectativas de cada USUÁRIO, investindo sempre no aperfeiçoamento profissional dos empregados públicos e consequentemente na melhoria de nossos serviços.

OBJETIVOS

Realizar atendimentos resolutivos à população no que tange à Urgência e Emergência. Diminuir o tempo de internação e as possíveis sequelas que possam aparecer como consequência da falta ou atraso de atendimento pré-hospitalar imediato. Promover a capacitação profissional, mantendo os Empregados Públicos habilitados a desempenhar suas atividades de maneira adequada e eficaz. Promover a harmonia organizacional através de um clima favorável, resultante da integração dos Empregados Públicos e de uma recepção acolhedora aos usuários. Assegurar a gestão de qualidade por meio do planejamento das atividades e da utilização, avaliação e aprimoramento contínuo do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência.

Select the fields to be shown. Others will be hidden. Drag and drop to rearrange the order.
  • Image
  • SKU
  • Rating
  • Price
  • Stock
  • Availability
  • Add to cart
  • Description
  • Content
  • Weight
  • Dimensions
  • Additional information
Click outside to hide the comparison bar
Compare