Ação conjunta em Pancas combate comércio ilegal de chumbinho
Ação conjunta em Pancas combate comércio ilegal de chumbinho
Na tarde de segunda-feira, 20 de maio, uma operação conjunta envolvendo a Polícia Militar, a Vigilância Ambiental, a Fiscalização Ambiental e a Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Pancas reforçou o combate ao comércio ilegal do “chumbinho”, substância altamente tóxica utilizada no controle de roedores.
Durante a ação, foram fiscalizados sete estabelecimentos no município de Pancas e quatro no distrito de Laginha. Nenhum produto ilegal foi encontrado à venda, mas as equipes aproveitaram para orientar comerciantes sobre os riscos do uso indevido do chumbinho, tanto à saúde pública quanto ao meio ambiente, além de alertar sobre as consequências legais da comercialização e utilização da substância.
O chumbinho não possui registro na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) e seu uso clandestino representa perigo para pessoas, animais domésticos e fauna silvestre. Comercializar ou utilizar o produto é considerado crime ambiental.
As autoridades lembram que causar dor, sofrimento ou morte a animais é crime previsto na Lei Federal nº 9.605/1998 (Lei de Crimes Ambientais), com sanções civis e penais.
A Secretaria Municipal de Meio Ambiente reforça que ações de fiscalização como esta continuarão sendo realizadas e incentiva a população a colaborar com denúncias anônimas por meio dos canais oficiais do município, contribuindo para a proteção da saúde pública e do meio ambiente.


