CIM Noroeste marca presença em importante etapa do programa “Líderes – Territórios Empreendedores”, do Sebrae-ES
CIM Noroeste marca presença em importante etapa do programa “Líderes – Territórios Empreendedores”, do Sebrae-ES
O Consórcio Público da Região Noroeste – CIM Noroeste, reafirmando seu compromisso com o desenvolvimento regional integrado, participou ativamente da segunda fase do projeto “Líderes – Territórios Empreendedores”, uma iniciativa do Sebrae Espírito Santo voltada à promoção do desenvolvimento territorial sustentável e inovador em todo o Estado.
Representando o consórcio, o Diretor da Câmara Setorial de Turismo, Aldecir Bassetti, esteve presente nas atividades que reuniram lideranças municipais, empreendedores e gestores públicos comprometidos com o fortalecimento das potencialidades econômicas e sociais de suas regiões.
O projeto, que integra planejamento estratégico, inovação e cooperação entre municípios, tem como meta estimular ações conjuntas de governança, empreendedorismo, turismo e geração de oportunidades em cada território capixaba. O CIM Noroeste vem sendo reconhecido como um dos principais articuladores regionais, fomentando o diálogo entre os setores público e privado, o associativismo e o desenvolvimento de políticas voltadas ao crescimento equilibrado dos 15 municípios consorciados.
Segundo o presidente do consórcio, Augusto Astori (Gutim), o envolvimento em programas dessa natureza reforça a missão do CIM Noroeste de promover o avanço da economia regional com sustentabilidade, inovação e inclusão social. “O Sebrae é um grande parceiro do consórcio, e o projeto Líderes vem consolidar a importância da cooperação territorial. Quando os municípios se unem em torno de objetivos comuns, os resultados são mais rápidos e permanentes”, destacou.
Para o diretor Aldecir Bassetti, o turismo é um dos grandes motores dessa transformação: “Nosso território tem potencial extraordinário, com belezas naturais, tradições culturais e um povo acolhedor. Participar dessa segunda fase é reafirmar o compromisso de transformar o turismo em vetor de desenvolvimento, gerando emprego, renda e valorizando o que temos de melhor.”
O CIM Noroeste segue ampliando sua atuação em diversas frentes — saúde, meio ambiente, infraestrutura e agora com ênfase no turismo e no empreendedorismo territorial, consolidando-se como um modelo de gestão pública colaborativa e referência entre os consórcios capixabas.


