CIM Noroeste participa do 2º Encontro Regional de Gestão de Riscos e Desastres em Colatina
CIM Noroeste participa do 2º Encontro Regional de Gestão de Riscos e Desastres em Colatina
Nesta segunda-feira, 18 de maio, o município de Colatina sediou o 2º Encontro Regional de Gestão de Riscos e Desastres, promovido pelo Ministério Público do Estado do Espírito Santo, reunindo autoridades, equipes técnicas, representantes das Defesas Civis municipais e instituições parceiras comprometidas com a prevenção e o enfrentamento de desastres naturais.
Realizado no Centro de Ciências Municipal, o encontro foi marcado pela troca de experiências, fortalecimento do diálogo institucional e construção de estratégias voltadas à ampliação da capacidade de resposta dos municípios diante de situações de emergência e eventos climáticos extremos.
A programação contou com a presença da promotora Bruna Legora, da prefeita de São Domingos do Norte, Ana Malacarne, do prefeito de Governador Lindenberg, Leonardo Finco, além de representantes de diversos municípios capixabas envolvidos na construção de políticas públicas voltadas à proteção e segurança da população.
O CIM Noroeste esteve representado pelo superintendente Smilei Duques e pela equipe da Câmara de Segurança Pública e Defesa Civil, reafirmando o compromisso regional com ações integradas de prevenção, planejamento e resposta rápida diante de situações de risco.
Durante o encontro, foram debatidos temas fundamentais para o fortalecimento das Coordenadorias Municipais de Proteção e Defesa Civil (COMPDECs), além da elaboração de estratégias relacionadas à mitigação de riscos, recuperação de áreas afetadas e desenvolvimento de planos municipais de redução de desastres.
O evento reforçou a importância da união entre municípios, instituições públicas e órgãos estaduais na construção de cidades mais resilientes, organizadas e preparadas para enfrentar desafios ambientais, garantindo mais segurança e proteção para a população capixaba.


